Tudo tem o seu tempo determinado, e há
tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Tempo de E s p a l h a r p e d r a s ,
Ecl 3:1-5
-:- O Conhecer da Vida -:-
Construção Emotiva
10 a 14 anos
Norberto – O Menino Chamado por Deus
O dia era exaustivo, o menino chegava mais uma vez, quinze minutos atrasado em casa, onze anos de idade, o menino tinha em mente se preocupar com seus sonhos, o que Deus havia lhe dito, sua família, seus pais, e seu ensinamento a si mesmo.
O ônibus havia demorado pra passar la no sitio da
Preparação, Preparação era uma Cidade Rural, onde o povoado amava os campos,
rios, lugar de Descanso e muito cuidado. Pra chegar em Preparação só de ônibus
e umas 3 horas de viagem todos os dias. Mas sempre tinha alguma coisa que fazia
ele demorar. Com a mochila pesada cheia de livros, o pré adolescente que não
gostava de ser visto assim, preferia já ser tido como gente grande, afinal o
peso dos afazeres não diminuíam, mas o tamanho não ajudava, queria ser adulto,
confiável, afinal todos diziam que ele era inteligente, esperto... então
pra ele já era um adulto, por conclusão própria alias passava essa historia ainda de criança bem
pra longe, ele não era criança, muito mais pela vida que levava, considerava
que: o que fazia, era mais que a sua
idade e portanto, insistia para si : eu não sou criança.
Mas quando ele pensava nas lições ainda por fazer, na semana
intensa de provas que teve e na louça que ainda tinha de lavar pra mamãe...
aquela hora da noite, então ainda queria ser criança.. alguma coisa em ser
adulto não dava certo. Eram suas forças, ele não agüentava dar conta de tanta
coisa..
Mas se não lavasse a louça, mamãe iria fixar tão cansada, e
isso podia ate atrasar o jantar depois ou desanimar a todos de prepará-lo. Só
de pensar em ficar sem jantar já dava tristeza..
- Por que a janta tem que ser tão tarde?
Era o conflito de todo dia a essa hora, pensava o menino
fechava o semblante, quieto para aprender não murmurar contra Deus. Preferia o
silencio quando sentia dor pela situação de rotina, mas no coração o que
guardava, só Deus sabia... a verdade é que o menino não aceitava,
principalmente quando chegava com tontura, ânsia e febre de fraqueza em casa...
a essa altura da noite estava tão exausto, faminto e nervoso que esquecia de
tudo.. tudo o que aprendia, tudo o que queria, tudo o que fazia, tudo que ainda
vinha, era uma amnésia nervosa e repentina a sós.. tão aborrecido que ficava
que o remédio era dormir, mas dormir? Não dava.. não podia, não era momento.. tudo
devia estar preparado devidamente para mamãe chegar do trabalho..
Fraqueza, Fome, Cansaço, as vezes escuridão, solidão e muito
o que fazer sempre, sem ninguém ao lado.
Mas de quem era a culpa? De ninguém,todos lutavam a sua
maneira. Sabia que mamãe dava duro para trabalhar e manter o sustento.
Lembrou se o menino, que ela queria que estivesse pronto a
louça e as tarefas quando chegasse em casa.
Correu casa adentro, ainda havia muito pra fazer e realizar
do dia
Abriu a geladeira pegou um suco e preparou umas pipocas no
microondas pra enganar o estomago
Estava começando a lavar a louça, quando a campainha tocou,
atendeu pelo interfone ao ouvir
- Norberto e você?
- Ha sim Kris, sou eu..
O menino se lembrou do horário que havia marcado com o novo
professor da Igreja, um Missionário que havia chego ha alguns anos, e que cada
dia mais estava realizando um ótimo trabalho em favor de toda a Igreja e
especialmente a favor do bom desenvolvimento das crianças.
Prof . Kris se formara na Faculdade de Assistência para
pequenos em Esperança uma Cidade de Formação Específica na Sensibilidade para
com o Ministério Adulto e Infantil
O Menino se atrapalhou um pouco para abrir a porta, parece
que as chaves sempre voavam na hora de encontrá-las. Não é que ele não queria
receber bem seu novo professor, ao contrário, ele devia ser impecável em sua
boa recepção, mas é que ainda estava por cuidar dos afazeres da Escola, e da
louça preparada para a mamãe que em breve chegaria para o jantar, não havia
tomado banho e estava ainda com o uniforme da escola, essas coisas constantes o
deixavam exausto e fazia com que ele se preocupasse sempre, muito e sempre se
sentindo atrasado consigo mesmo.
- Bom, graças a Deus ele já chegou, pensava Norberto
enquanto procurava as chaves. E ia concluindo que de uma coisa não sofreria
mais, a ansiedade de ver o professor chegar.
- oi.. desculpe, eu demorei um pouco pra encontrar as chaves
de casa mas..
- Não se preocupe pequeno, disse o Professor Kris.. coisas
assim acontecem. Você está bem?
- Sim Professor Kris estou bem, só me desculpe não ser
perfeito do jeito que queria, a casa, o uniforme da escola, pipocas..
- Não se preocupe menino, eu estou bem, precisa de ajuda
- Não obrigado
Disse o menino sem jeito, porque queria ter um tempo de
dedicação mais livre para o professor, mas o que fazer? Resta pedir muito a
Deus então, que o professor fosse paciente a ponto de esperar que ele
terminasse todo o seu dever e então poder sentar para conversar
Norberto convidou Kris, para a cozinha, e começou a lavar a
louça. Se sentindo importante porque o Professor Kris, estava lá.
Cuidava de ser totalmente respeitoso para com seu professor
, Mestre e muito querido Kris. Chamava-se Krist.., mas como o menino não sabia
se podia dizer o nome completo toda vez, então por zelo, cuidado e respeito,
escolheu chamá-lo de Kris.
- Mamãe daqui a pouco vai chegar para preparar o jantar e
usar todos utensílios de maneira adequada, então estou preparando a louça e
deixando a mesa pronta, depois terminarei minhas lições..
-Tudo bem meu amigo, estarei aqui com você
- Enquanto isso vamos conversando
- E ai como foi seu dia? Como está sendo ? Perguntou Kris, começando a observar de que
maneira poderia dar assistência para Norberto e ajudá-lo em seus afazeres. Ele
se esforçava muito para entender os conflitos que atingiam crianças e procurava
aperfeiçoar sua excelente qualidade de sustentar e motivar cada criança em seu
trabalho, visão e vocação.
Aquela pergunta era a chave, preferida de todos os dias para
Norberto, por ele, passava horas e horas contanto como foi, como está sendo,
como será, como vai terminar.
O menino queria saber tudo, entender tudo, se desenrolar com
tudo, ter um ótimo empenho. E qual o menino que nessa idade não quer realizar
todos os seus sonhos ? Conseguir tudo e ter entendimento pra cumprir e conquistar todas as coisas ? Principalmente
para mamãe, papai ou alguém mais, não brigarem mais com ele, exigirem de
novo, o que está faltando sempre, mais
alguma coisa pra fazer...
- como é ruim ter
coisas pendentes!, pensava, indignava-se e apavorava-se dentro de si, o
garoto. Mas conteve-se e começou a
alegre resposta da pergunta preferida de todos os dias...
- Meu dia foi bom, eu gosto de ir as aulas de Preparação
- Preparação ?
- Sim, a Escola de Preparação é uma Escola de Professores e
Profetas que ensinam as Crianças que foram entregues para Deus
- Uma Escola que ensina como servir a Deus?
- Sim, o nome da Escola é Escola de Preparação
Kris o Professor, ficou muito feliz por saber dessa escola,
certamente que seria bem mais fácil ajudar o garoto, acompanhando o que o
menino aprendia na Escola e motivando o a praticar todas as lições que
aprendeu, sem duvida seria mais rápido o processo para o Mestre ajudar seu
querido.
Era verdade, o que Kris pensava estava totalmente correto,
mas o que estava em jogo era o tamanho do afazer e trabalho que Norberto iria
realizar depois da Escola, não apenas os tempos de Estudos, mas o que mais
seria desafiador era a Hora que Norberto seria
finalmente Formado como Médico das Palavras
- Médico das Palavras ?
- Sim, disse Norberto, explicando no que queria se
aperfeiçoar na Escola de Profetas e Professores, queria terminar seus estudos e
ser Graduado, Pós Graduado, Se tornar um Doutor ou Mestre, nas missões que lhe
era confiado.
- Que será que Deus tinha para Norberto?
E isso ninguém sabia, só mesmo Deus poderia dizer
diretamente para o menino, nem mamãe, nem Papai, nem irmão poderia auxiliar o
suficiente, o menino descobria a sós o que Deus poderia reservar para Ele, o qual
era o seu chamado, amigos e parente tinham um pequeno vislumbre do que se
poderia acontecer, de onde ele podia viajar quando fosse Medico das palavras,
mas, alias não eram eles que o
acompanhavam em todas as instruções e lições que Norberto aprendia, eles não
tinham tempo para tudo, cada um tinha compromisso de afazer e o dever de cuidar
de si mesmos. O Menino carregava em si somente o seu dever e visão.
- Você gosta de ir a Escola ?
- Gosto demais, se eu pudesse estudava direto, viveria lá na
Escola e aprenderia tudo o que fosse ensinado. Disse o menino com os olhos
cheio de lagrimas com o olhar de perca.
- Porque Norberto, você não consegue estudar tudo o que eles
estão ensinando?
- Eu tento mas, quando o ônibus chega, não posso ir direto a
escola
- Por que ?
- Porque antes, preciso antes cuidar das ovelhas do meu Tio
João, que mora ao lado da Escola
- Por que não cuida das ovelhas depois de estudar na Escola?
- Porque o horário não dá certo, Tio João me prometeu que só
iria me ajudar a Estudar na Escola,
pagar uma parcela das minhas aulas e ajudar com um dinheiro para
sustentar a casa de mamãe, se eu alimentasse e desse água para todas as ovelhas
e ainda trouxesse água nos galões para todos os alunos e professores da Escola.
Tio João fornecia água para a Região da Escola de
Preparação, mas não tinha muitos serviçais para o serviço pratico diário, eram
poucos os que se dispunham a tomar o seu tempo a dedicar-se voluntariamente
pelas ovelhas de Tio João e pelo abastecimento do Funcionamento dos Participantes
da Escola, em troca Norberto podia estudar um pouco.
O menino via os outros garoto da mesma idade, correndo,
brincando, pulando, com tempos livres, e se perguntava:
- Por que justo eu que quero estudar, não tenho o meu tempo
livre? Pensava, mas não deixava seus pensamentos o pararem de vez em desanimo,
deixava queto esses pensamentos e terminava de trazer a água lá para 3º aula do
dia e então corria para recuperar o tempo.
Mas sempre quando começava se concentrar em toda a matéria,
já era a hora de ir embora para o ônibus e voltar para casa. Todos os dias, a
mesma correria e sentimento de dia incompleto.
- E você está triste
?
- Sim, um pouco porque eu queria ter estudado muito mais do
que consigo e o tempo está passando
Kris estava procurando saber o que Deus tinha reservado para
ele em seu cuidado e amor, qual o ministério e desafios para com
Norberto..Breve muito em breve Deus haveria de Revelar, como fazer o menino,
vencer e seguir adiante.
-:- Conhecer a Vida
-:-
O que Deus reserva
para ela ( a Vida ) por nós e para nós, para Ele e para a Glória dELe
" Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas." Isaías 54:2
https://www.youtube.com/watch?v=zVrD-znEYaE
Montreal - Sígueme (VideoLyrics)

